O que é Lipedema?

Afinal, o que é Lipedema?
O Brasil tem avançado no reconhecimento da doença, especialmente após sua inclusão no CID11 (Classificação Internacional de Doenças) no início de 2022. Contudo, é comum que portadores e profissionais da saúde desconheçam o Lipedema.

O Lipedema é uma doença bastante comum que afeta cerca de 11% da população feminina mundial. Estima-se que pelo menos 5 milhões de brasileiras apresentem os sintomas, mas poucas sabem que se trata de uma doença.

Ter pernas desproporcionais ao tronco é apenas um dos sintomas. Essas mulheres sofrem com dores, sensação de peso nas pernas, inchaço, hematomas frequentes e dificuldade de emagrecimento nos membros, os quais não respondem a dietas e exercícios como o restante do corpo.

Os membros das pessoas com Lipedema apresentam um crescimento do tecido adiposo de forma desordenada, ou seja, uma gordura que cresce de maneira acelerada e desproporcional. Estes membros apresentam maior dificuldade no emagrecimento, o que pode contribuir para dificuldades de caminhada, constrangimento social, distúrbios alimentares e de imagem, entre outros fatores físicos e psicológicos. Além disso, os prejuízos podem incluir deformidade de pele e diminuição do fluxo linfático, que é a fase mais avançada da doença, onde, além do Lipedema, a paciente pode apresentar Linfedema, que é a obstrução dos vasos linfáticos.

“É o formato do seu corpo, as pernas da sua família são assim, isso é celulite, obesidade, linfedema, varizes, parece que tenho dois corpos em um (cintura fina e pernas grossas).”

É comum que pessoas com Lipedema relatem grande sentimento de frustração após inúmeras consultas, anos de busca e tratamentos ineficazes. Já pacientes que obtiveram o diagnóstico em geral se sentem aliviadas por encontrar um nome para algo que tem gerado desconforto e contra o qual têm lutado por anos.

Por que o Lipedema atinge principalmente mulheres em fase adulta?

Sabe-se que a patologia tem origem genética e que fatores hormonais aceleram a progressão da doença: uso de anticoncepcionais, tratamentos para engravidar, gestação e mesmo a menopausa. Também por esse motivo, é muito raro que homens apresentem Lipedema, mas não é impossível.

Quais são os sintomas típicos do Lipedema?

IMPORTANTE: A confirmação do diagnóstico de Lipedema depende de uma avaliação médica. Se você respondeu “sim” para a maior parte destas perguntas, vale a pena investigar.

Estágios do Lipedema

O Lipedema é uma doença crônica que tende a progredir com o passar dos anos, e essa evolução é medida em estágios:

Estágio I – A superfície da pele apresenta aparência normal, porém o subcutâneo tem formato de nódulos palpáveis. Drenagens e alimentação regrada podem aliviar alguns dos sintomas.

Estágio II – A pele se torna irregular e endurecida, com acúmulo de gordura em forma de nódulos. Em alguns casos, surgem dores. Hematomas são frequentes.

Estágio III – Há grandes acúmulos de gordura, com deformidades da pele. Dores e hematomas são frequentes.

Estágio IV – As grandes deformidades de pele e gordura estão associadas a lesões no sistema linfático, causando edema nos pés (conhecido como lipo-linfedema). Hematomas são frequentes. Dores fortes ocorrem na maioria dos casos. Há dificuldade para caminhar.

O diagnóstico precoce feito por um médico especialista e o início de um tratamento adequado são extremamente importantes para evitar a progressão da doença.

Tipos de Lipedema

A doença pode afetar apenas os braços, as pernas, o quadril ou uma combinação dessas áreas. A classificação para entender cada tipo de Lipedema é a seguinte:

Abordagem Multidisciplinar

O Lipedema não tem cura, mas existem opções de tratamento. Para abordar todas as frentes da doença, é recomendada uma intervenção multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas de especialização para melhorar a qualidade de vida do paciente. Veja como cada profissional com experiência na doença pode contribuir:

Tem um papel crucial no tratamento do Lipedema, realizando procedimentos cirúrgicos específicos, como a lipoaspiração tumescente, que envolve a remoção do excesso de tecido adiposo afetado pelo Lipedema. Além disso, podem ser utilizadas tecnologias como radiofrequência com microagulhamento e ultrassom microfocado para maximizar o procedimento cirúrgico.

Tem um papel complementar no tratamento do Lipedema, especialmente nos estágios mais avançados da doença. Eles são especializados no tratamento de complicações relacionadas à circulação sanguínea e podem utilizar diferentes abordagens terapêuticas, incluindo tratamentos cirúrgicos e terapia de compressão.

É responsável pela reabilitação e fortalecimento dos membros afetados pelo Lipedema, através do tratamento conservador, clínico ou cirúrgico, usando técnicas de drenagem linfática e equipamentos como a bota pneumática.

Fornece suporte na coordenação do tratamento, prestando cuidados e orientações ao paciente. Ela pode realizar curativos, cuidar de drenos, monitorar a saúde do paciente e fornecer orientações sobre autocuidado.

A nutricionista assume a frente da orientação dietética, auxiliando na gestão do peso, na adoção de uma alimentação equilibrada e na redução do inchaço e da inflamação causados pelo Lipedema. Ela pode fornecer recomendações personalizadas para atender às necessidades nutricionais específicas de cada paciente.

Oferece apoio emocional e psicológico ao paciente, ajudando-o a lidar com os desafios associados ao Lipedema.

Desenvolve um programa de exercícios adaptado às necessidades do paciente, podendo colaborar com a preparação pré e pós-cirúrgica.

A equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para oferecer um tratamento abrangente e personalizado para o paciente com Lipedema, abordando os aspectos clínicos, físicos, emocionais e funcionais da doença.

“Consultoria técnica médica: Dr. Fabio Kamamoto CRM 97386, RQE 27690 Cirurgia Geral, RQE 27691 em Cirurgia Plástica”

×
Pular para o conteúdo